Home

 

 

 

 

 

Alberto Conde, Diana Tarín & Ensembles
Corriente del Golfo
CD
Karonte 2023

 

Corriente del Golfo é uma homenagem ao poeta Federico Garcia Lorca e aos poetas da Guerra Civil Espanhola, e a poesia percorre todo o álbum, mas ele é também uma enorme ponte entre a música cubana e o Jazz. A ideia nasceu de uma viagem a Cuba do pianista galego Alberto Conde e a cantora Diana Tarín.

A fusão do Jazz com outras músicas sempre atraiu Alberto Conde (que tem dois interessantes discos editados em Portugal, JACC e Clean Feed), e este disco revela-o à vontade nessa mescla de géneros. E será verdade que a música cubana namora o Jazz desde a segunda metade do século XX, ou antes (ou será ao contrário?), e também que a cantora Diana Tarín lhe facilitou a tarefa. 

A fusão instrumental é perfeita, com, ora Cuba em evidência, ora o Jazz a intrometer-se, de todas as formas possíveis, com a voz a fazer scat em cima de uma rumba, na deriva Jazz de uma canção cubana, ou num delicioso Nature Boy ao som dos bongós e dos metais de uma verdadeira orquestra cubana. Voz poderosa de Diana Tarín, servida generosamente por músicos portentosos e composições e arranjos de um pianista versátil e mais que eficiente. Duplo álbum gravado ao longo de três anos, Corriente del Golfo é uma celebração da poesia e da alegria e da amizade entre culturas e povos.

 

Alberto Conde (p, arr)
Diana Tarín
(voz)
Pablo Añón (sa)
Hansell Luís (flis)
William Díaz
(trb)
Kin García
(ctb)
Miguel Cabana (bat)
Noelio Rey
(congas, voz)
Tony de Cuba
(gûiro)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)